O cérebro é uma parte do corpo humano que ainda precisa ser muito estudado. Ele é o principal órgão do sistema nervoso em animais vertebrados. Nosso cérebro é extremamente complexo. Para se ter uma ideia, existem 86 bilhões de neurônios dentro desse órgão. Assim fica fácil de entendermos porque ainda existem tantos mistérios que cercam o cérebro.
1-Usamos 10% do nosso cérebro
Imagem: Reddit
Claro que nós começaríamos pelos mais populares. Esse mito afirma que nós utilizamos 10% da capacidade do nosso cérebro, ou seja, grande parte dele é inativa. Segundo a crença popular, se toda a capacidade do cérebro fosse utilizado, o indivíduo desfrutaria de habilidades sobre-humanas.
Um filme que explorou esse mito recentemente foi “Lucy”, estrelado por Scarlett Johansson. No enredo, após entrar em contato com uma droga sintética, Lucy é capaz de acessar 100% do seu cérebro, adquirindo poderes ao estilo X-Men.
A verdade é que esse mito é realmente um mito. Embora ainda não se conheça o funcionamento de todo o cérebro, já se sabe que todas as suas regiões são ativas e que têm funções determinadas. No episódio de 27 de outubro de 2010 de “Os Caçadores de Mitos” da Discovery Channel, os apresentadores utilizaram uma magnetencefalografia (MEG) e ressonância magnética para formar uma imagem do cérebro de alguém resolvendo uma tarefa mental complicada. Eles constataram que quase 100% do cérebro estava ativo, declarando o mito como resolvido.
2- Lado esquerdo “lógico” e lado direito “criativo”
Imagem: Marketingland
Existe um mito de que o lado esquerdo do nosso querido cérebro é responsável pelo pensamento lógico e comunicação. Já o lado direito, é responsável pela criatividade. Nós usamos ambos hemisférios do cérebro para todas as funções cognitivas. O mito surgiu pois foi observado que os processo relacionados a linguagem apareciam com mais frequência no hemisfério esquerdo e as habilidades criativas e expressões emocionais surgiam predominantemente no lado direito. Ficou então comprovado que existem os hemisférios trabalham em conjunto.
3- Crianças precisam aprender uma língua antes de tentar aprender outra
Imagem: Getty Images
Existe um mito de que crianças que aprendem mais de uma língua simultaneamente (português e inglês, por exemplo) ficam confusas durante o processo de aprendizagem e se desenvolvem mais lentamente. A ideia surgiu da especulação de que o cérebro “compete por recursos” durante os processos de aprendizagem. Esse mito foi derrubado e inclusive foi detectado que crianças que aprendem mais de uma língua ao mesmo tempo, tem facilidade em adquirir conhecimento sobre a estrutura das língua estrangeiras.
4- Cérebro dos homens e das mulheres se diferem na aprendizagem
Imagem: Getty Images
Apesar de existir diferença entre o cérebro masculino e feminino, não existe nenhum estudo que comprove que os neurônios ajam de forma diferente em homens e mulheres quando se trata da aprendizagem.
5- Existe só um meio de se desenvolver o cérebro
Imagem: Getty Images
Cada vez mais, os professores querem saber sobre como os seus alunos aprendem e memorizam as informações ensinadas. Isso quebra o mito de que um método específico é o ideal para a aprendizagem. A aprendizagem, memória e linguagem são desenvolvidas por diversos métodos explorados pelos educadores.