Os lagos de crateras são incríveis formações naturais que podem ser originadas das atividades dos vulcões ou quedas de meteoritos. Quando o vulcão está inativo durante muito tempo, a quantidade de chuva recebida por ele acaba sendo maior do que a evaporação e a infiltração, formando os lagos de crateras.
Essas maravilhas podem ter diversas cores; alguns são verdes, outros são azul-turquesa e alguns têm cores avermelhadas. Conheça abaixo os 15 mais belos lagos de crateras do mundo – dois deles estão localizados perto de nós, na América do Sul.
1. Lago de Cratera, Mount Mazama – Oregon (EUA)
O Lago Crater ou Lago de Cratera de Oregon, possui cerca de 600 metros de profundidade e está situado numa caldeira de vulcão já extinta. É o segundo lago mais profundo da América do Norte e o mais fundo dos Estados Unidos. A paisagem é mágica e , em contraste com o céu, fica ainda mais bonita.
2. Lago de Cratera Albertine Rift – África
O Lago Albertine na África foi formado por várias explosões vulcânicas, e ao seu redor se encontram as mais altas montanhas da África. Suas águas são mais escuras, tornando-o um pouco diferente dos demais.
3. Lago de Cratera Mount Pinabuto–Luzon, Filipinas
O vulcão Pinabuto passou mais de 400 anos adormecido, até que em 1991 teve sua última erupção, que foi a segunda maior erupção do século XX. A água é de cor azul-turquesa, o que encanta mais ainda o lugar, que já é rodeado de belezas naturais.
4. Lago de Cratera de Quilotoa – Equador
Esqueça o vulcão em erupção e pense em um lago azul que muda de cor com a luz do sol. Esse é o Lago de Cratera de Quilotoa, no Equador, um dos mais belos da América do Sul.
5. Lago de Cratera Kelimutu Crater – Ilha de Flores, Indonésia
A Indonésia já chama atenção por ser um local com inúmeras ilhas e paisagens que atraem turistas de todo o mundo. E é lógico que é de lá alguns dos lagos de cratera mais bonitos do mundo. A Ilha de Flores possui três diferentes lagos de cratera, todos de cores diferentes. Um é azul, e os outros são vermelho e verde.
6. Lago do céu, Montanha Baekdu – China, Coréia do Norte
Na fronteira da China e da Coréia do Norte se encontra este lindo lago de cratera, que também é chamado de Heaven Lake. Em algumas épocas, como os meses de junho e outubro o lago se transforma em gelo.
7. Lago de Cratera Licancabur – Chile
Coberto por camadas de gelo, o Licancabur está localizado mais precisamente na fronteira entre Chile e Bolívia. Seu topo possui uma altura de 5.916 metros, por isso, é possível visitá-lo apenas acompanhado por guias turísticos especializados em alta montanha.
8. Lago de Cratera Taal Volcano – Filipinas
O Taal Volcano é bastante procurado pelos turistas das Filipinas. Os guias oferecem a travessia no lago, que é feita com barcos típicos da região. Além disso, é possível subir no topo e curtir a ótima paisagem que o local oferece.
9. Lago de Cratera, Monte Katmai – Alasca, Estados Unidos
Este lago complexo localizado no sul do Alasca foi formado em 1912, depois da erupção Novarupta.
10. Lago de Cratera Viti Geothermal – Askja, Islândia
Esse lago foi formado depois de uma grande erupção ocorrida em 1875, sendo o segundo lago de cratera mais profundo da Islândia. Seu nome, Askja, é em referência às caldeiras encontradas ao redor das montanhas próximas.
11. Lago de Cratera Kerid – Islândia
Esse é um dos lagos que mais chamam atenção, pelas cores formadas ao seu redor. O lago da cratera Kerid está localizado em uma rota turística popular chamada Círculo de Ouro. A razão por que a cratera continua tão visível é que este lago tem metade da idade da maioria dos outros, cerca de 3.000 anos de idade.
12. Lago de Cratera Yak Loum – Ratanakiri, Camboja.
Esta cratera está localizada nas florestas tropicais densas do Camboja. Há 4.000 anos, um vulcão violento criou este lago de 157 metros de profundidade, que possui águas limpas e claras.
13. Lago de Cratera Deriba, Jebel Marra – Durfur, Sudão
O vulcão Jebel Marra explodiu cerca de 3.500 anos atrás e formou este belo lago de cratera no Sul do Sudão. O vulcão é considerado dormente, não extinto. O que significa que pode entrar em erupção a qualquer momento.
14. Lago de Cratera Mount Ruapehu – Nova Zelândia
Ruapehu é conhecido como um dos maiores e mais ativos vulcões do mundo. O lago da cratera profunda descansa no centro dos 3 grandes picos e se enche de água a cada erupção.
15. Lago de Cratera Okama Mt. Zao – Honshu, Japão
Há um grande número de vulcões ativos na região do Norte Honsh. Uma vez que este lago de cratera muda de cor com o tempo, ele ganhou o apelido de “Cinco cores”. A erupção do vulcão por volta de 1.720 foi a responsável pela formação lago profundo que atrai muitos turistas.
Via: Awareness Time